top of page

Hinários

Raimundo Irineu Serra

Raimundo Irineu Serra, (São Vicente Ferrer - MA - 15 de dezembro - 1892 — Alto Santo, Acre - 6 de julho de 1971), mais conhecido como Mestre Irineu ou Mestre Juramidam. No início do século XX, depois de várias vivências pelo interior da floresta amazônica como soldado da borracha, Irineu conheceu por intermédio dos povos originários da região, a bebida sagrada Ayahuasca. Desenvolveu um estudo a partir desta bebida e foi fundador da doutrina espiritual do Santo Daime, que possui como sacramento a bebida Ayahuasca, rebatizada por ele (Mestre Irineu) como Santo Daime. Sua doutrina (ensinamentos) é a junção da consagração da bebida sagradaorações, hinos a diversas divindades e a busca pelo auto-conhecimento. Caracteriza-se assim como um culto resultante de um amálgama entre diversas doutrinas e crenças indígenasafricanas e europeias

Maria Vieira Marques

Maria Vieira Marques foi uma das primeiras seguidoras de Mestre Irineu. Seu hinário é um dos baluartes da Doutrina do Santo Daime. Ficou conhecida como Maria Damião, pois assim se chamava seu esposo Damião Marques. Ela nasceu em Belém do Pará, no dia 4 de novembro de 1910. No início da década de 30, transferiu-se, juntamente com sua família, para o Rio Branco, no Acre, onde conheceu o Mestre Irineu. Era o tempo em que ele e alguns seguidores iniciavam o assentamento na Vila Ivonete, assim como também davam prosseguimento aos primeiros trabalhos da doutrina do Santo Daime. As condições da colônia ainda eram precárias e Damião Marques ofereceu sua casa, no antigo bairro Alberto Torres, para a realização de um trabalho, convite esse prontamente aceito pelo Mestre.

Sebastião Mota de Melo

Rádio
Casa de Maria Damião

​

Sebastião Mota de Melo, (Eirunepé7 de outubro de 1920 — Rio de Janeiro20 de janeiro de 1990), mais conhecido como Padrinho Sebastião, era filho de Manuel Mota e Dona Vicença. Sempre foi propenso a realizar viagens astrais e a ver seres encantados da floresta. Casou-se com Rita Gregório e teve quatro filhos: Valdete, João Batista, morto ainda criança, Alfredo e Nonata. Conheceu o Santo Daime ao ser acometido de uma doença no esôfago e, após consultar vários médicos e frequentar outros centros espíritas, procurou Mestre Irineu inicialmente sem sucesso, pois o mesmo estava em viagem ao Maranhão. Em 1965, voltou a casa do mestre muito doente e conseguiu se curar tomando o Daime. Então, começou a frequentar o Centro de Iluminação Cristã Luz Universal, no Alto Santo, até 1974, quando iniciou os trabalhos espirituais em sua própria casa.

bottom of page